IPN - Instituto Pedro Nunes - IPN lança convocatória para programa europeu de apoio à internacionalização de PME inovadoras

Formação
Incentivos
Prémios
Transf. Tecnologia e PI

O Instituto Pedro Nunes (IPN) lança a convocatória para PME participarem no projeto RYME+, uma rede transnacional de apoio à internacionalização que promove o acesso a ferramentas inovadoras de matching e mentoring.

A sessão de lançamento oficial decorre no dia 16 de Janeiro, segunda-feira, às 14h30, no auditório da Aceleradora de Empresas, edifício D, IPN.

Neste evento será possível obter mais informações sobre o projeto e conhecer as condições de candidatura. Os interessados em participar nesta sessão devem inscrever-se AQUI.

Por favor consulte o programa do evento na secção de ficheiros relacionados.

O RYME+, tem por objetivo, de acordo com Rui Miranda, coordenador do projeto, “apoiar a internacionalização das PME inovadoras desde a fase de planeamento até à entrada nos mercados de destino”. O que distingue o RYME+ , ainda de acordo com Rui Miranda, “é proporcionar ativamente acesso a uma rede de parceiros locais que são entidades de referência nas suas regiões e áreas de atuação. E, deste modo, ultrapassar uma das maiores dificuldades verificadas nos processos de internacionalização destas PME: “a identificação de parceiros locais adequados e credíveis”

O Instituto Pedro Nunes é a entidade líder deste projeto cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa de Cooperação Interreg V-B Sudoeste Europeu 2014-2020 (Programa Interreg Sudoe), e coordenado por nove parceiros do espaço SUDOE (Espanha, França e Portugal) que mantém colaboração com outros parceiros desses países e ainda Brasil, Estados Unidos da América, Israel, e Uruguai.

Como funciona?
Com o RYME+, as empresas selecionadas, terão acesso aos seguintes benefícios: networking internacional, mentoring, preparação comercial, formação em mercados externos, interação com outras empresas inovadoras através da organização
de speed meetings e, ainda, a oportunidade de participar em missões comerciais e de benchmarking.

Quem pode candidatar-se?
Algumas das condições para a candidatura a este projeto são, por exemplo, a dimensão da empresa (PME) e o setor de atividade (saúde e bem-estar; energia, materiais e sustentabilidade industrial; cidades inteligentes, TIC e indústrias criativas).

As candidaturas começam no dia 16 de janeiro, terminam às 18h de 17 de março e os resultados são anunciados em abril de 2017.

RYME+ (Rede Transnacional de Apoio à Internacionalização de PME: Ferramentas Inovadoras de Matching e Mentoring) é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa de Cooperação Interreg V-B Sudoeste Europeu 2014-2020 (Programa Interreg Sudoe)

Consórcio
- Instituto Pedro Nunes (PT)
- CEEIM - Centro Europeo de Empresas e Innovación de Murcia (ES)