IPN - Instituto Pedro Nunes - Abertura da Call para aplicações de comunicações por satélite e aplicações integradas

IPN     IPN Incubadora
Abertura da Call para aplicações de comunicações por satélite e aplicações integradas
Aceleradora
Geral
Incentivos
Incubadora
Laboratórios de I&DT
Transf. Tecnologia e PI
 


O Instituto Pedro Nunes (IPN) lança hoje com a Agência Espacial Europeia (ESA ARTES Applications), em colaboração com o Gabinete do Espaço da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) a sua call anual para aplicações de comunicações por satélite e para aplicações integradas, denominada Small ARTES Applications.

Esta call insere-se no âmbito das actividades “espaço-terra” do IPN, visando estimular a submissão de projectos que se proponham utilizar recursos espaciais para gerar negócio noutros mercados (transportes, turismo, mar, energia, etc.).

Esta call estará aberta para submissão de candidaturas até ao dia 21 de Junho e apoia duas linhas de projectos:
1. Comunicações por Satélite
2. Aplicações Integradas

A call Small ARTES Applications é...

Uma oportunidade para validação técnica e de mercado de ideias que utilizem activos espaciais para criar novos produtos ou serviços ou trazer uma vantagem competitiva a produtos/serviços existentes, respondendo a uma necessidade ou oportunidade concreta de mercados não espaciais (transportes, turismo, mar, energia, etc.). É também uma preparação para projectos futuros no contexto dos programas ESA ARTES Applications (ESA ARTES Integrated Applications e ESA ARTES SatCom Applications). Exemplo dos projectos Small ARTES Applications 2015.

Activos espaciais são...

Equipamentos que são ou podem ser colocados no espaço (ex. satélite, lançador) ou equipamentos terrestres que apoiam directamente a actividade no espaço (ex. uma ground station), incluindo todas as tecnologias, arquitecturas, software, técnicas, ferramentas, sistemas, hardware, modelos, componentes, materiais, etc. desenvolvidos para integrar esses equipamentos, bem como dados e imagens gerados a partir deles (ex. provenientes de satélites de Observação da Terra). A ESA divide os activos espaciais por áreas, por exemplo: Navegação, Telecomunicações, Observação da Terra. Para saber mais sobre a categorização dos vários activos espaciais, visitar www.esa.int/ESA (menu “Our Activities” no topo da página).

Uma ideia de negócio é enquadrável na linha de Comunicações por Satélite quando... 
O produto ou serviço a levar para o mercado não espacial incorpora comunicações por satélite.

Uma ideia de negócio é enquadrável na linha de Aplicações Inegradas quando…
O produto ou serviço a levar para o mercado não espacial incorpora pelo menos dois activos espaciais, por exemplo: Tecnologia + Telecomunicações; Navegação + Telecomunicações; Navegação + Observação da Terra; Ciência Espacial + Navegação; etc..

Para ter acesso aos activos espaciais…
Resultados de projectos ESA, projectos FP7/H2020, projectos FCT ou outros;
Directório de patentes da ESA: http://www.esa.int/Our_Activities/Space_Engineering_Technology/IP_for_commercialisation;
Base de dados de tecnologias do espaço com potencial de aplicação não espacial: http://www.esa-tec.eu/see-more/space-technologies/

Informação sobre a call Small ARTES Applications, incluindo documentação de candidatura:
http://space.ipn.pt/pages/artes_call

Para mais informação, contactar space@ipn.pt 

Data

8 de Maio de 2016

Partilhar