IPN - Instituto Pedro Nunes - IPN no projeto europeu SmartWork

IPN     IPN Incubadora
IPN no projeto europeu SmartWork
Geral
Laboratórios de I&DT
Notas de Imprensa
 
Projeto inovador para melhorar qualidade de vida dos trabalhadores idosos arranca em Atenas

Nos dias 10 e 11 de janeiro, em Atenas, Grécia, foi lançado o projeto europeu SmartWork (H2020), que tem como objetivo desenhar, executar e testar ambientes de vida e de trabalho inovadores que permitam aos trabalhadores mais velhos estar ativamente envolvidos na vida profissional.

É um projeto coordenado pela empresa Byte, da Grécia, e tem como parceiros o Instituto Pedro Nunes e a Cáritas Diocesana de Coimbra (Portugal), UPAT (Grécia), Raisin the Floor International Association (Suíça), Roessingh Research and Development (Holanda), Sparks (Reino Unido), Coin (suécia), Arhus Kommune (Dinamarca) e ECHAlliance (Irlanda).


O número de adultos mais velhos que pretendem continuar a ser membros ativos da sociedade e a viver de forma independente está a aumentar consideravelmente, pelo que torna-se essencial criar ambientes de vida e trabalho amigos dos idosos.

O SmartWork pretende promover o envelhecimento ativo e saudável de trabalhadores mais velhos, ajudando-os a renovar as suas competências laborais e a adotar estilos de vida mais saudáveis, tendo em conta eventuais condições físicas e mentais causadas pelo envelhecimento.

Através de um conjunto de serviços baseados em Inteligência Artificial, o SmartWork faz uma monitorização da saúde de trabalhadores mais velhos, do seu comportamento, estado cognitivo e emocional, respondendo às suas necessidades.

Estes novos ambientes de trabalho vão incluir dispositivos e tecnologias para favorecer os trabalhadores com mais de 55 anos com sistemas de medição da frequência cardíaca, modelos de formação e trabalho em parceria com colegas, dispositivos de alerta para um quotidiano mais saudável e até formas mais simples de utilização do computador.

O Instituto Pedro Nunes, através do Laboratório de Automática e Sistemas, contribuirá no projeto SmartWork com o seu conhecimento e experiência na análise de requisitos, na definição e especificação de sistemas, no teste e validação da tecnologia através da realização de pilotos em ambiente relevante, bem como na avaliação das soluções do projeto. Além disso, o IPNlas irá melhorar o rato inteligente que resultou do desenvolvimento do projeto CogniWin (para suportar a monitorização de parâmetros electrofisiológicos adicionais em ambientes de trabalho de escritório), irá adicionar o suporte para a execução multi-plataforma e novas interfaces de conectividade com infra-estrutura de monitorização (sistema de sensorização integrado) no SmartWork.

O SmartWork é um projeto financiado pela União Europeia no âmbito do programa Horizonte 2020. Mais informações aqui.


Data

4 de Fevereiro de 2019

Partilhar