IPN - Instituto Pedro Nunes - CaMeLi testado pelos utentes do Centro de Dia do Centro Social S. Pedro

IPN     IPN Incubadora
CaMeLi testado pelos utentes do Centro de Dia do Centro Social S. Pedro
Geral
Laboratórios de I&DT
 
Os utentes do Centro de Dia do Centro Social S. Pedro estão a participar no piloto do projeto CaMeLi. Este piloto permitiu ter respostas concretas a necessidades e adaptações da solução contribuindo para um aumento da sua eficiência e eficácia, viabilizando assim a adaptação às reais necessidades dos idosos portugueses.


O CaMeLi é numa solução inovadora que visa proporcionar benefícios a nível prático, psicológico e social, auxiliando o idoso nas atividades diárias por forma a que possa permanecer mais tempo ativo e independente, melhorando o seu bem-estar. Traduz-se num avatar, um assistente virtual com figura humana com o qual o idoso pode falar e interagir pedindo para realizar determinadas ações. Agendamento de atividades, contacto com familiares ou amigos através de Skype, marcação de refeições ou relembrar o idoso de onde guardou um objeto são algumas das funções disponibilizadas pelo projeto.


As melhorias implementadas nesta tecnologia inovadora resultaram da colaboração de 8 parceiros na área do envelhecimento Ativo e Saudável. O projeto é liderado pela SIEMENS AG (Alemanha) e a participação portuguesa ficou a cargo do Instituto Pedro Nunes (IPN) , mais precisamente do nosso Laboratório de Automática e Sistemas. A Cáritas de Coimbra e a Universidade de Aveiro estão a cooperar no projecto.


 
O projecto CaMeLi é financiado pelo programa AAL (Active and Assited Living Programme). O Programa AAL é uma fonte de financiamento que visa criar melhores condições de vida para os idosos e fortalecer as oportunidades industriais internacionais com base nas tecnologias da informação e comunicação (TIC). O AAL Programme financia projectos transnacionais (pelo menos três países envolvidos) que envolvem pequenas e médias empresas (PME), organismos de investigação e organizações de utilizadores finais (representando idosos).



Data

27 de Agosto de 2018

Partilhar