IPN - Instituto Pedro Nunes - Coimbra Space Summer School: Três dias cheios de espaço

IPN     IPN Incubadora
Coimbra Space Summer School: Três dias cheios de espaço
Geral
Notas de Imprensa
 
Nesta 4ª edição da Coimbra Space Summer School (CSSS), estudantes, empreendedores/as e investigadores/as vão explorar a economia do espaço, através de um programa de actividades diversificado, que combina a partilha de conhecimento, networking; concurso de ideias de negócio; experiências quase espaciais, brindes e prémios! O astronauta análogo português, João Lousada vem a esta edição apresentar a sua experiência, numa palestra aberta à comunidade. Tudo isto num ambiente estimulante e com boa disposição. São 3 dias cheios de espaço!


Partindo dos desafios lançados por empresas que trabalham na área do espaço, quem participar na CSSS vai trabalhar em equipas e desenvolver um modelo de negócio, usando uma tecnologia espacial, recebendo para isso mentoria de empresas e de profissionais experientes. Será um concurso e a melhor proposta/equipa receberá um prémio! A CSSS tem ainda outros aliciantes: uma visita ao Observatório Geofísico e Astronómico, várias talks (inovação que vem do espaço, metereologia espacial, como ser astronauta), observação nocturna dos astros e até uma “febrada” astronómica!

A estrela desta edição vai ser o astronauta análogo Português, João Lousada, que esteve isolado no deserto de Omã, na missão AMADEE-18 que simulou as condições de vida em Marte! Com a sua palestra “O caminho para Marte”, João Lousada vai partilhar com a audiência a sua experiência profissional e pessoal, numa sessão aberta a toda a comunidade estudantil, científica, empreendedora e demais pessoas interessadas, a decorrer no último dia da CSSS, 14 de setembro, pelas 14h30m, no auditório do Departamento de Física da UC.

Astronauta análogo português é um dos convidados
João Lousada foi um dos participantes da missão que, em fevereiro deste ano, simulou a vida em Marte na árida paisagem do deserto de Omã, perto da Arábia Saudita. Durante um mês, este “astronauta em terra” viveu em isolamento com uma equipa de cinco pessoas que realizaram uma série de experiências de preparação a futuras missões humanas a Marte. Graduado em Engenharia Aeroespacial pelo Instituto Superior Técnico em Lisboa, João Lousada trabalha no Centro de Controlo Columbus, em Munique, onde opera todos os subsistemas do módulo europeu da Estação Espacial Internacional, ajudando os astronautas que vivem e trabalham em órbita terrestre no seu dia-a-dia. Além do seu trabalho de controlo e comando do módulo Columbus, participa frequentemente em estudos e missões com o objetivo de enviar os primeiros astronautas a Marte.


Esta iniciativa é organizada pelo Instituto Pedro Nunes, entidade que em Portugal é responsável pela Incubadora de Empresas da Agência Espacial Europeia – ESA BIC Portugal, pela Rede de Transferência de Tecnologia e que é embaixador da ESA Business Applications. É dinamizada em parceria com o Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra, pelo Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas e pelo Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra.


As inscrições podem ser feitas em https://spacesummerschool.ipn.pt/ até ao dia 31 de agosto. O custo de inscrição é de 10€ por pessoa; as principais refeições estão incluídas, receberás um kit de participante e um certificado no final.

Para mais nformações: space@ipn.pt


Data

24 de Agosto de 2018

Partilhar