IPN - Instituto Pedro Nunes - Instituto Pedro Nunes arrecada 2º lugar nos Prémios Regio Stars

IPN     IPN Incubadora
Instituto Pedro Nunes arrecada 2º lugar nos Prémios Regio Stars
Aceleradora
Geral
Incubadora
Notas de Imprensa
Prémios
Prémios IPN
Transf. Tecnologia e PI
 
Único projecto luso a concurso foi premiado nas categorias “Smart Specialisation for SME Innovation” e “escolha do público”



O projecto TecBIS – Aceleradora de Empresas do Instituto Pedro Nunes (IPN), de Coimbra, arrecadou ontem o segundo prémio RegioStars, galardão atribuído pela Comissão Europeia que distingue projectos inovadores e de boas práticas de desenvolvimento regional, na categoria “Smart Specialisation for SME Innovation”.

TecBIS – Aceleradora de Empresas arrancou em Maio de 2014 e foi financiado pelo Programa Operacional Regional do Centro, tendo contado com um apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de sete milhões de euros, num investimento global de 8,2 milhões de euros. Trata-se de uma infraestrutura de apoio empresarial, que actua a jusante da sua incubadora, visando dar resposta a necessidades específicas de empresas em estado de desenvolvimento mais avançado que ambicionam crescer de forma rápida e sustentada.

A Aceleradora de Empresas acolhe empresas de base tecnológica e inovadoras, de elevado potencial de crescimento, e a quem oferecem um conjunto de serviços técnicos, com recursos humanos altamente qualificados e com os objectivos de potenciar a respectiva capacidade de internacionalização e de aumentar a sua intensidade tecnológica.

A entrega de prémios teve lugar ontem, ao princípio da noite, em Bruxelas, onde decorre até amanhã a Semana Europeia das Regiões e das Cidades.

A presidente da direcção do IPN, Teresa Mendes, disse ser «muito importante para a cidade de Coimbra ter uma aceleradora de nível mundial, que ajuda a que a própria Universidade de Coimbra seja mais atractiva para os estudantes. Também na questão do desenvolvimento económico é crucial, quando a concorrência é tão grande».



«Muitas das empresas que saíram da incubadora continuavam a procurar os nossos serviços, para as apoiar na internacionalização ou na transferência de tecnologia específica para renovarem um produto», referiu Teresa Mendes, que esteve acompanhada, na cerimónia de ontem em Bruxelas, nomeadamente por Paulo Santos, director executivo do IPN, e Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

No âmbito da Semana Europeia das Regiões e das Cidades, a CCDRC participou no workshop com o tema “Cidades Resilientes e a Importância das Redes”, com Ana Abrunhosa a evidenciar vários exemplos de projectos que estão a ser desenvolvidos na região Centro, que têm como foco a valorização dos recursos endógenos e o reforço do trabalho em rede.

Notícia publicada no Diário de Coimbra a 11 de outubro de 2017, disponível na versão em papel.

Data

11 de Outubro de 2017

Partilhar