IPN - Instituto Pedro Nunes

IPN     IPN Incubadora

Risk.IT
Previsão de risco contínuo no contexto operacional

Desafio

As empresas enfrentam diariamente o desafio de executar de forma eficaz e eficiente, os seus processos de negócio, bem como para garantir a sua operação contínua. Para satisfazer as exigências económicas, as empresas aplicam conceitos do domínio da gestão de processos de negócios. Mas, o que diz respeito à robustez e continuidade das operações fica à responsabilidade de outros domínios, como a gestão de risco. Assim, os resultados das análises podem diferir significativamente na medida em que as valorizações em termos económicos e de risco podem conduzir a recomendações de melhoria inconciliáveis.

Solução / Objetivo Principal

Objetivo Principal:
Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação.

O Projeto RISK.IT pretende avançar o estado da arte no que diz respeito à utilização de modelos de previsão e gestão de risco, e colocá-los ao serviço da eficiência operacional das empresas. O projeto persegue um objetivo aliciante: mudar o paradigma atual da utilização destes modelos, do contexto estratégico para o operacional, e de uma lógica de utilização “por medida” para uma lógica contínua, evolutiva e adaptável às necessidades da empresa. Com um foco particular na área dos transportes de materiais perigosos, o projeto ambiciona tornar os modelos de previsão de risco úteis e peças chave na gestão operacional da empresa. A utilização destes modelos no contexto da gestão e otimização de processos, bem como para a deteção atempada e reação a situações de risco eminente permitirá aumentar a performance operacional da empresa, bem como revolucionar a forma como a gestão de riscos é utilizada no contexto empresarial.

Objetivos, Atividades e Resultados esperados / atingidos

Resultados esperados:
• O principal objetivo deste projeto é desenvolver modelos e mecanismos de previsão de risco validados em contextos operacionais reais. Este sistema possibilitará construir uma oferta de valor diferenciada, atendendo às reais necessidades de muitas empresas que contam com mão de obra móvel e, principalmente, na área de transporte de materiais perigosos;

• Além disso, as seguintes áreas também são visadas pelo resultado deste Projeto:
   - Transporte rodoviário de materiais;
   - Atividades postais e de correio;
   - Instalação de equipamentos para eletricidade, gás, vapor, água quente e fria;
   - Atividades de segurança;
   - Reparação, manutenção e instalação de máquinas e equipamentos.

Resultados finais:

• Desenvolvimento de algoritmos para a caracterização da condução em dispositivos móveis;

• Validação dos ativos desenvolvidos em piloto real, no contexto do setor de transporte rodoviário de materiais perigosos;

• Publicação do artigo científico "Driving Profile using Evolutionary Computation" no CEC2019 "2019 IEEE Congress On Evolutionary Computation".

Referência do projeto

CENTRO-01-0247-FEDER-017750

Financiamento


Região de Intervenção

Centro (100%)

Investimento Total

333.882,32

Investimento do IPN

121.182,55

Elegível Total

331.914,81

Elegível do IPN

120.482,22

Apoio Financeiro da UE - Total

244.619,32

Apoio Financeiro da UE – IPN

90.361,67

Duração

33 Meses

Data de Início

2016-10-01

Data de Fim

2019-06-30

Data de Aprovação

2016-09-08

Consórcio

SENTILANT - Consultadoria E Inovação, Lda;
Instituto Pedro Nunes 

Palavras-chave

Previsão de Risco;
Gestão Operacional;
Logística;
Sector dos Transportes.