Instituto Pedro Nunes
IPN     IPN Incubadora

TICE.Healthy
Sistemas de Saúde e Qualidade de Vida

Desafio

Os sistemas de saúde estão sob pressão face aos desafios do envelhecimento populacional, ao aumento das aspirações dos cidadãos em relação à resposta desses sistemas, à migração e à mobilidade de pacientes e profissionais de saúde. Como tal, coloca-se cada vez mais ênfase na prevenção da doença, na mudança da tónica na assistência hospitalar para a prevenção e melhoria da qualidade de vida, bem como na tendência "do produto para o serviço", com uma oferta integrada e contínua, sob todos os aspectos da nossa saúde, e não apenas uma actuação em caso de doença. Por outro lado, a "PriceWaterhouseCoopers" estima que o maior uso de dispositivos digitais para oferecer cuidados de saúde ajudará a Europa a poupar quase 100 mil milhões de euros até 2017 e a aumentar o PIB em 93 mil milhões. Ou seja, novas necessidades que abrem portas a novas formas de fazer negócio.

Solução

O TICE.Healthy tem como objetivo oferecer novos produtos e serviços para os mercados da "Saúde e Qualidade de Vida", com base na internet e suas ferramentas. O projecto integra empresas, instituições de I&D, entidades prestadores de cuidados de saúde e está articulado com o "HCP - Health Cluster Portugal". Este projecto desenvolve uma plataforma web (www.evida.pt) que permite a disponibilização de produtos e serviços e o uso de ferramentas para construir relações envolvendo agentes profissionais, utilizadores finais e outras entidades. Pretende desenvolver um ecossistema digital para a saúde e qualidade de vida, no qual utilizadores, familiares, profissionais de saúde e outras entidades, cooperem em rede de forma profícua e em ambiente tecnológico amigável e permitam que cada um de nós possa ter mais qualidade de vida, controlando melhor a nossa saúde, exercício, hábitos alimentares, análise, registos médicos e outras acções.

Referência do projecto

FCOMP-01-0202-FEDER-013842

Financiamento

Programa COMPETE
Programa COMPETE

Duração

2011-2014

Consórcio

MediaPrimer - Tecnologias e Sistemas Multimédia, Lda; Instituto Pedro Nunes; INOVAMAIS - Serviços de Consultadoria em Inovação Tecnológica, SA; Universidade de Aveiro; Blueworks - Medical Expert Diagnosis, Lda; Universidade de Coimbra; Instituto de Telecomunicações; PLUX - Wireless Biosignals, SA; Maisis - Information Systems, Lda; Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto; First Solutions - Sistemas de Informação SA; Take the Wind, Lda; EDIGMA.COM - Gestão de Projectos Digitais, SA; Universidade do Minho; Exatronic - Engenharia Electrónica, Lda; Universidade da Beira Interior; SINFIC - Sistemas de Informação Ind. E Consultoria, SA; INOV INESC Inovação - Instituto de Novas Tecnologias.

Parceiros

Administração Regional de Saúde do Centro, Administração Central do Sistema de Saúde, Centro de Medicina e Reabilitação da Região Centro - Rovisco Pais, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Hospital Infante D. Pedro, PT Prime - Soluções Empresariais de Telecomunicações e Sistemas, SA, Associação Valorização Intergeracional e Desenvolvimento Activo

Website

https://www.evida.pt/

Palavras-chave

Saúde e qualidade de vida, open data, apps