Instituto Pedro Nunes
IPN     IPN Incubadora

TICE.MOBILIDADE
Sistemas de Mobilidade Centrados no Utilizador

Desafio

Cerca de 85% do PIB da União Europeia é gerado nas cidades, com o sector dos transportes a representar aproximadamente 32% do consumo energético europeu e com os congestionamentos urbanos a serem responsáveis por cerca de 10% das emissões de CO2. Para além disto, estima-se ainda que a economia europeia perca anualmente cerca de 100 mil milhões de euros, isto é 1% do PIB europeu, devido a problemas de acessibilidade. Ou seja, precisamos de uma mobilidade mais eficiente e sustentável.

Solução

O TICE.Mobilidade é um projecto âncora do Pólo de Competitividade e Tecnologia TICE.PT, cujo objectivo é o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, para uma mobilidade mais eficiente - que evite as perdas referidas - sustentável em termos de recursos e de modelos de negócio. Para isso, lançamos a plataforma web One.Stop.Transport (OST), que disponibiliza aplicações desenvolvidas com base em dados abertos (open data) para melhores soluções de mobilidade. Promovendo a colaboração e as relações comerciais entre operadores de transporte e infraestruturas, empresas tecnológicas, utilizadores finais e outras entidades, pretende dinamizar um ecossistema digital com aplicações cujo uso nos faça chegar mais depressa, gastar menos tempo e dinheiro, reduzir a pegada ecológica, ao mesmo tempo que geram negócios e o aparecimento de novas empresas.

Referência do projecto

FCOMP-01-0202-FEDER-013843

Financiamento

Programa COMPETE
Programa COMPETE

Duração

2011-2014

Consórcio

Critical Software SA; Instituto Pedro Nunes; OPT - Optimização e Planeamento de Transportes, SA; MediaPrimer-Tecnologias e Sistemas Multimédia, Lda; AMI - Tecnologias para Transportes, SA; Associação CCG / ZGDV - Centro de Computação Gráfica; Universidade de Coimbra; Ubiwhere, Lda; Ponto C, Lda; MICROIO - Serviços de Electrónica, Lda; Universidade de Aveiro; Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto; INEGI; Wizdee - Sistemas de Gestão do Conhecimento, SA; PROCESS.NET - Sistemas de Informação, Lda; INOV INESC INOVAÇÃO; INESC Porto; Universidade do Minho; AMBISIG - Ambiente e Sistemas de Informação Geográfica, SA; ISA - Intelligent Sensing Anywhere, SA; SMARTMOVE - Serviços de Mobilidade SA; I2S Informática - Sistemas e Serviços, SA; EFACEC Engenharia e Sistemas, SA; CEIIA - Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel; Inteli - Inteligência em Inovação; Monitar, Lda.

Parceiros

Câmara Municipal de Coimbra, Câmara Municipal do Porto, Câmara Municipal de Guimarães, SMTUC, CP, Transdev, STCP, Metro do Porto, Instituto de Telecomunicações, Carris, IMT, INR, Metro Mondego, 1000 cerimónias e Soltráfego

Website

https://www.ost.pt/

Palavras-chave

Mobilidade, open data, smart cities, apps