IPN     IPN Incubadora

Soul-fi
Startups Optimizing Urban Life with Future Internet

Desafio

O uso de dados abertos (open data) pode gerar na encomia mundial um valor adicional de cerca de 3 triliões de euros em áreas como a educação, os transportes, o retalho, o mercado de energia, os cuidados de saúde ou o sector financeiro. Por outro lado, o Programa de Parceria Público-Privada Internet do Futuro (FI-PPP) investiu recentemente um total de 600 M€, envolvendo 158 parceiros de 23 países, num esforço conjunto para fortalecer a posição da Europa na economia digital global. É neste contexto que surge o SOUL-FI, um projecto FP7 que irá financiar aplicações digitais para as cidades, com base em dados abertos e inovação aberta.

Solução

O projecto SOUL-FI vai apoiar startups com ideias disruptivas que usam FI-WARE Enablers para tornar as cidades mais inteligentes, sustentáveis e com mais qualidade de vida. Para isso, o SOUL-FI vai seleccionar 100 ideias e financiar 50 projectos de desenvolvimento de apps para produtos que se aproveitam de informações em tempo real, dados abertos e crowdsourcing nas áreas da mobilidade, energia, água, gás, resíduos e qualidade da vida. A sua proposta de valor vai desde o financiamento para desenvolver apps até ao crowdfunding, testes em cidades-piloto e contactos com potenciais clientes, investidores, municípios e especialistas nas TIC e desenvolvimento urbano.

Referência do projecto

FP7-2013-ICT-FI-632814

Financiamento

FP7 - Future Internet
FP7 - Future Internet

Duração

2014-2016

Consórcio

Instituto Pedro Nunes (PT); Fondazione per la Ricerca e l'Innovazione (IT); MyMicroInvest SA (BE), Agencia de Innovación y Financiación Empresarial de Castilla y León (ES); Technische Universiteit Delft (NL); TII Association Europeene pour le Transfert des Technologies (LU).

Parceiros

 

Website

http://soul-fi.ipn.pt/

Palavras-chave

Empreendedores web, PME, TIC, FIWARE, FI-PPP, smart cities, networkingmentoring, angariação de fundos, internet das coisas