Instituto Pedro Nunes
IPN     IPN Incubadora

InsightZai
Machine Learning Modeling for Powerful Insights

Desafio

Uma das principais atividades de um Cientista de Dados é a utilização do conhecimento de um dado domínio (ex.: processamento de transacções de cartões de crédito) para a análise de conjuntos de dados (datasets) em bruto (ex.: transações de cartões de crédito), de modo a identificar features que aumentam a eficácia e eficiência de algoritmos de aprendizagem computacional.
Infelizmente, as ferramentas essenciais ao desempenho daquela atividade não estão integradas nem otimizadas, sendo um processo muito moroso, complexo, e que envolve uma multitude de ferramentas completamente díspares e também programação.

Solução

Desenvolvimento de uma plataforma de modelação e análise de dados (data science), a aplicar na área de prevenção de fraude, mas sem descurar outros domínios como análise de risco na área de seguros ou em pagamentos alternativos. O objectivo é criar uma plataforma completa que aumente de forma drástica a produtividade de cientistas de dados, permitindo ao mesmo tempo democratizar a profissão, tornando-a acessível a outros perfis menos especializados, e.g., analistas de negócio/fraude.

Referência do projecto

2016/017728

Financiamento

Centro 2020
Centro 2020

Localização

Nacional

Custo total

1.710.416,20

Custo IPN

234.811,99

Apoio financeiro da UE

FEDER - 176.109,00?

Duração

2 anos

Consórcio

FEEDZAI - CONSULTADORIA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, S.A.
Instituto Pedro Nunes - Associação para a Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia

Parceiros

 

Palavras-chave

Cientistas de dados; prevenção de fraude; aprendizagem computacional