Instituto Pedro Nunes
IPN     IPN Incubadora

Sm@rtEdge
Desenvolvimento de Ferramentas Inteligentes

Desafio

Na maquinação de materiais e/ou ligas especiais o calor gerado no processo de corte é o grande responsável pela diminuição das propriedades mecânicas das ferramentas. As tensões na aresta de corte são severamente afetadas pelas flutuações de temperatura existentes naquela zona, afetando a qualidade dos produtos e das ferramentas. Para avaliar e ultrapassar de modo eficaz este problema, o projecto Sm@rtEdge propõe o desenvolvimento de um sensor que permita a monitorização contínua da temperatura na aresta de corte da ferramenta, em processos de corte por arranque de apara. Otimização do processo de corte com uma solução que possibilite um aumento da vida útil da ferramenta e diminuição de desperdícios, com a utilização das ferramentas nas temperaturas corretas de funcionamento, no sentido de melhorar a eficiência energética do processo e diminuir os custos associados à maquinação de ligas especiais.

Solução

Desenvolvimento de um sensor de temperatura baseado na tecnologia de filmes finos para monitorização in-situ de processos de corte por arranque de apara. O objetivo principal é monitorizar via wireless a temperatura nas arestas de corte da ferramenta durante as operações de maquinação com um sistema sensor que combina propriedades dielétricas, sensitivas e de resistência ao desgaste.
Integração de um sistema multicamada de nitretos produzido por pulverização catódica com a ferramenta de corte permite a avaliação da temperatura de forma contínua na aresta de corte até 900ºC, mantendo propriedades estruturais e mecânicas a altas temperaturas. Em conjunto com um sistema de transmissão de dados sem fios é um avanço importante no sentido da produção autónoma e sustentável com máquinas inteligentes.

Referência do projecto

CENTRO-01-0247-FEDER-017577

Financiamento

FEDER
FEDER

Localização

Nacional

Custo total

918.512,16

Custo IPN

294.861,85

Apoio financeiro da UE

FEDER - 221.146,39

Duração

3 anos

Consórcio

INOVATOOLS PORTUGAL Lda, Instituto Pedro Nunes, TEandM, Universidade Nova de Lisboa.

Parceiros

 

Palavras-chave

Medição de temperatura, Pulverização catódica, Maquinagem, Filmes finos, Sensor sem fios