Instituto Pedro Nunes
IPN     IPN Incubadora

FIBNATEX
Produção e Valorização Técnica de Fibras Naturais para a Indústria Têxtil do Sudoeste Europeu

Desafio

Face a uma conjuntura particularmente difícil, as empresas europeias procuram manter e expandir a sua quota de mercado de exportação e sobretudo incrementar os seus esforços de inovação, em particular nos têxteis com elevado valor acrescentado. A inovação tecnológica no sector Têxtil-Vestuário na Europa surge como uma resposta ao desafio económico global actual em que a procura de têxteis à base de fibras naturais é cada vez maior em áreas tão diversas como o vestuário, o sector de têxteis laminados ou mesmo no calçado. Este aumento da procura provém da tomada de consciência do impacto actual da produção de fibras sintéticas no meio ambiente, assim como da dificuldade que existe para a sua reciclagem, numa altura em que prolifera a legislação para promover os produtos ditos naturais, em detrimento dos produtos sintéticos. Para além da eficiente produção de têxteis inovadores existe também a necessidade de dotar estes produtos com características funcionais revolucionárias, mais amigos do ambiente, mais resistentes e confortáveis, que os diferenciem das actuais soluções existentes no mercado.

Solução

O FIBNATEX permitiu, através da troca de Know-how e recursos (tanto humanos como materiais) investigar e optimizar as técnicas de processamento do cânhamo, de forma a obter fibras longas com elevada resistência mecânica que permitiram a produção de têxteis de elevado valor acrescentado. As técnicas e métodos envolvidos permitiram também adquirir fibras longas de cânhamo possíveis de serem transformadas na indústria e desenvolver novos tratamentos à base de filmes finos capazes de retirar o mau odor característico da planta, modificar a cor, aumentar a resistência à temperatura, e introduzir propriedades antibacterianas e de auto limpeza. As características inovadoras alcançadas deixam antever o potencial de aplicação destas fibras a outros produtos e sectores de grande impacto tecnológico, como os sectores automóvel e aeronáutico.

Referência do projecto

SOE1/P1/P188

Financiamento

Interreg SUDOE
Interreg SUDOE

Duração

2009-2012

Consórcio

Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário (PT); Instituto Pedro Nunes (PT); Leitat Technological Center (ES); Centro Tecnológico De La Confección (ES); Groupement des Industries de l'Habillement (FR); Institut Catholique dArts et Métiers (FR).

Website

http://www.fibnatex.eu

Palavras-chave

Têxteis de fibra natural, cânhamo, fibras longas, filmes finos, anti-bacterianos e auto limpantes