Instituto Pedro Nunes
IPN     IPN Incubadora

TURNCOAT
Temperature Sensor Coatings for Smart Machining Tools

Desafio

Os processos de corte por arranque de apara, típicos da indústria metalo-mecânica, são geradores de grande quantidade de energia térmica, traduzida em aquecimento das ferramentas (brocas, fresas, etc.) o que condiciona fortemente a sua operação/duração e compromete frequentemente a qualidade dos produtos. Com o projecto Turncoat pretende-se dar resposta ao problema de avaliar eficazmente a temperatura nas zonas críticas das ferramentas (superfície da aresta de corte) de forma a conseguir utilizar essa informação para de forma interactiva controlar os parâmetros de corte das máquinas-ferramenta e consequentemente toda a operação de maquinação.

Solução

A aproximação preconizada para dar resposta ao problema, consiste na construção de um sistema sensorial constituído por um filme fino (revestimento) de características cerâmicas, similar ao já existentes nas ferramentas para protecção contra o desgaste, composto por múltiplas camadas mas espessura inferior a 3 mícrons e tendo capacidade de aferir a temperatura na extremidade da ferramenta para gamas entre os 300°C e os 800°C. O sinal eléctrico recolhido é processado e enviado para uma unidade de controlo por um sistema wireless desenvolvido especificamente para o Turncoat, permitindo a interação com as máquinas ferramenta e a monitorização contínua da temperatura em tempo real. Com este sistema todo o processo se torna mais estável, permitindo assegurar maior qualidade dos produtos produzidos e maior eficiência das ferramentas de corte através do incremento da sua vida útil.

Referência do projecto

FP7-SME-2013-1 GA 26255

Financiamento

FP7 - Research for the benefit of specific groups
FP7 - Research for the benefit of specific groups

Duração

2011-2013

Consórcio

TeandM. S.A (PT); Instituto Pedro Nunes (PT); Sirris (BE); Kmwe Precision Systems & Precision Components (NL); ZENSO (BE); Actarus SAS (FR); Rheinisch-Westfaelische Technische Hochschule Aachen (DE).

Website

http://www.inform.pt/turncoat/index.html

Palavras-chave

Sensor de temperatura, revestimentos finos, ferramentas de corte, telemetria