Instituto Pedro Nunes
IPN     IPN Incubadora

ICECLAY
Highly efficient production of ultra-lightweight clay-aerogel materials and their integrated composites for building insulation

Desafio

Tendo por base os últimos dados disponíveis, constata-se que cerca de 40% do consumo de energia e 36% das emissões de CO2 na Europa estão directamente relacionados com o isolamento ineficaz dos sistemas de construção. Face aos níveis de eficiência energética actualmente exigidos pela legislação europeia, estes apenas podem ser alcançados mediante a utilização de materiais de isolamento convencionais de elevada espessura (sacrificando áreas úteis de utilização habitacional), ou através do uso de materiais especiais com preços extremamente elevados, tais como o aerogel de sílica.

Solução

No projeto ICECLAY desenvolve-se uma nova geração de materiais de estrutura porosa e de produtos na forma de placas, especialmente dedicados para soluções construtivas de elevada eficiência energética, capazes de garantir um elevado isolamento térmico recorrendo a espessuras reduzidas, funcionando assim como uma alternativa de baixo custo face aos materiais de alto desempenho utilizados habitualmente em aplicações espaciais. Baseado na mesma tecnologia desenvolve-se ainda um granulado de elevado poder de isolamento térmico que poderá ser utilizado como material de enchimento numa vasta gama de produtos tais como: betão, divisórias, tijolos, rebocos e revestimentos. Em termos técnicos, o ICECLAY é um aerogel nano-estruturado e ultra-leve, desenvolvido através do uso de argilas especiais, água e polímeros ambientalmente amigáveis e de baixo custo, produzido mediante um processo de secagem criogénica inovador para o sector.

Referência do projecto

FP7 -SME-2012-1 GA 315548

Financiamento

FP7 - Research for the benefit of specific groups
FP7 - Research for the benefit of specific groups

Duração

2013-2015

Consórcio

Active Aerogels Unipessoal, Lda (PT); Instituto Pedro Nunes (PT); Brunel University (UK); Slovenski Gradbeni Grozd (SI); Construcciones Garcia Rama SL (ES); Ecoterra Desarrollo Sostenible SL (ES); Devan Chemicals NV (BE).

Parceiros

 

Website

http://iceclay-fp7.eu/

Palavras-chave

Edifícios, eficiência energética, argilas, aerogéis, isolamento térmico