Instituto Pedro Nunes
IPN     IPN Incubadora

AGRISENSACT
A new generation of wireless sensors for integrated precise agriculture

Desafio

A crescente procura de produtos agrícolas tem levado as empresas do sector a práticas de cultivo de forte intensidade que conduzem a um aumento dos custos e à degradação do meio ambiente. A Agricultura de Precisão é um dos avanços mais significativos no sector desde o aparecimento da mecanização, dado que ao ter em consideração as necessidades espaciais e temporais do solo, permite a maximização da produção e sua rentabilidade, reduzindo ainda os riscos de degradação do meio ambiente. As redes de sensores wireless são uma tecnologia-chave para a implementação da Agricultura de Precisão. Esta tecnologia está já a ser usada na irrigação de precisão, permitindo a libertação de uma rigorosa quantidade de água num determinado local e quando necessário, de forma a garantir uma optimização da produção. No entanto, até ao momento, a falta de sensores adequados para o controlo de outros parâmetros fundamentais, tais como temperatura, pH, nutrientes para fertilização, entre outros, não possibilita que seja introduzido um sistema semelhante ao utilizado na rega. É a esta necessidade que o projecto AgriSensAct pretende dar resposta.

Solução

O projecto desenvolve um sistema de Agricultura de Precisão para sistemas de fertilização de solo, baseado no conceito AgriProbe. Este consiste num dispositivo modular que compreende uma unidade de sensores variados, uma unidade de geração de energia e uma unidade de comunicações, podendo ser adaptado mediante as aplicações agrícolas a que se destina. Na unidade sensorial do AgriProbe desenvolvem-se novos processos para a detecção de nutrientes nos solos através da utilização de revestimentos finos e prevê-se a utilização de sistemas auto-sustentáveis para captação da energia. O projecto pretende ainda desenvolver novos conceitos de produto, tais como sondas e sistemas intermutáveis que possam permitir às PME's que integram o consórcio adquirir um diferencial competitivo face aos seus mercados e, consequentemente, expandir e/ou consolidar os seus negócios.

Referência do projecto

FP7-SME-2013-1 GA 606575

Financiamento

FP7 - Research for the benefit of specific groups
FP7 - Research for the benefit of specific groups

Duração

2014-2016

Consórcio

Grandesign - Design na indústria Lda (PT); ISA - Intelligent Sensing Anywhere, SA (PT); Envix Sro (CZ); Waydip Energia e Ambiente, Lda (PT); Bodega Matarromera SL (ES); Instituto Pedro Nunes (PT); Kungliga Tekniska Hoegskolan (SE).

Palavras-chave

Agricultura de precisão, sistema de monitorização, sensores, dispositivo modular