Instituto Pedro Nunes
IPN     IPN Incubadora

Co-LIVING
Virtual Collaborative Social Living Community for Elderly

Desafio

O projecto Co-Living pretendeu contribuir para definir o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na melhoria da qualidade de vida dos idosos, diminuindo possíveis situações de isolamento e solidão e melhorando as relações familiares e comunitárias.

Solução

No âmbito do projecto Co-Living foi desenvolvida uma plataforma baseada nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) que pretendeu estimular e prolongar o bem-estar dos idosos através da interacção social criando uma Comunidade Social Virtual Colaborativa. Esta plataforma integra um conjunto de funcionalidades que promovem a interacção entre o idoso e a sua comunidade (ex. a sua família, amigos, cuidadores formais) em que as funcionalidades mais relevantes incluem a gestão de actividades (ex. lúdicas, sociais, acompanhamento, etc.), o esclarecimento de questões relacionadas com o quotidiano e a monitorização automática do idoso. Neste projecto foram realizados dois pilotos em ambientes reais, que decorreram na Holanda e na Noruega.

Referência do projecto

AAL-2009-2-097

Financiamento

AAL-JP
AAL-JP

Duração

2010-2013

Consórcio

Orbis Medical & Care Group (NL), Philips Electronics Nederland B.V. (NL); University of Cyprus (CY); Stiftelsen SINTEF (NO); Instituto Pedro Nunes (PT); Inovamais S.A. (PT); Citard Services ltd (CY); Andago Ingeniería S.L. (ES); Trondheim Kommune (NO)

Website

http://project-coliving.eu/

Palavras-chave

Ambientes inteligentes, redes virtuais colaborativas para idosos, assistência pessoal, monitorização de actividades