Instituto Pedro Nunes
IPN     IPN Incubadora

ADSA
Apoiar a internacionalização de Startups Digitais da região Atlântica

Desafio

A economia digital está em rápido crescimento a nível mundial. É o principal motor de inovação, competitividade e crescimento e detém um enorme potencial para empreendedores europeus e pequenas e médias empresas (PMEs).
Infelizmente, apenas dois por cento das empresas europeias aproveitam as novas oportunidades digitais (EC Europa). Apesar de algum desconhecimento, a Europa e em particular os países da Região Atlântica têm muitas histórias de sucesso mundial no mercado digital. Apoiando, desde a fase inicial, as novas startups da economia digital, permitindo que, desta forma, se adaptem e beneficiem de oportunidades internacionais, estas histórias de sucesso têm o potencial de crescer.

Solução

O projecto ADSA apoia as startups digitais a tornarem-se internacionais e, desta forma, contribui para a cooperação na exploração de resultados de I&D e a criação de empresas com intensidade de conhecimento, capazes de entrar nos mercados internacionais.
As startups digitais desenvolvem ideias inovadoras que podem chegar ao mercado com muita rapidez. O projecto ADSA vai também potenciar a cooperação entre a comunidade científica, empresas e actores governamentais, uma vez que a parceria inclui organizações de toda a triple helix.
Ao apoiar as startups digitais a crecer internacionalmente, o projecto ADSA contribui para o aumento do investimento em I&D no setor privado, o que é uma questão fundamental na região, uma vez que estas taxas de investimento são baixas em toda a região Atlântica.

Referência do projecto

EAPA_21/2016

Financiamento

Localização

Portugal, Espanha, França, Irlanda, Reino Unido

Custo total

2.097.084.00

Custo IPN

190.779.00

Apoio financeiro da UE

1.572.813.00

Apoio financeiro público nacional

143.084.25

Duração

42 meses

Consórcio

Technopôle Brest Iroise (Lead Partner) (FR), Innovation & Management Centre Limited / WestBIC (IE), Fundacion Bahia de Cadiz Para El Desarrollo Economico (ES), Réseau des Professionnels du Numérique (FR), Comhairle Cathrach Corcai (IE), Enterprise North West (GB), IPN Incubadora - Associação para o Desenvolvimento de Actividades de Incubação de Ideias e Empresas (PT), Universidade do Porto (PT), Oficina da Inovação – Empreendedorismo e Inovação Empresarial (PT), Consejo Andaluz de Cámaras de Comercio (ES), European Business and Innovation Centre Network (BE), Technopole Quimper-Cornouaille (FR), ADIT – Technopole Anticipa (FR), Derry City and Strabane District Council (GB), Department of Communications, Climate Action and Environment (IE)

Parceiros

 

Website

http://atlanticdigitalstartups.eu/

Palavras-chave

Startups. Digital, Região Atlântica, Internacionalização