IPN     IPN Incubadora

ERASMUS
Erasmus para jovens empreendedores

Desafio

Aumentar o empreendedorismo qualificado na Europa

Solução

Promover formação on-the-job para empreendedores inexperientes, por períodos de 1 a 6 meses, com anfitriões experientes na gestão de PME de uma mesma área de negócio noutro país europeu participante.
Durante o projecto, o consórcio HEYETECH promoveu 59 colocações de jovens empreendedores em estágios com empresários de acolhimento, em PME's de outros países da Europa. No caso da IPN-Incubadora, 9 jovens empreendedores de Portugal estagiaram com outros mais experientes e 11 empresários nacionais acolheram jovens empreendedores de diferentes países participantes.
No final do projecto os jovens futuros empresários consideram que as suas competências empreendedoras saíram amplamente reforçadas com esta experiência internacional numa empresa da área de negócio da que pretendem vir eles próprios a criar e as empresas de acolhimento reconhecem o benefício de ter, durante um período importante, nas suas equipas, um agente externo dinâmico, oriundo de outro mercado, que traz outro tipo de experiências e que poderá no futuro revelar-se precioso numa possível expansão internacional.

Referência do projecto

C5-325458 HEYETECH

Financiamento

Competitiveness and Innovation Framework Programme (CIP)
Competitiveness and Innovation Framework Programme (CIP)

Duração

2013-2014

Consórcio

IPN Incubadora (PT); FUNDECYT-PCTEx: FUNDECYT Parque Científico y Tecnológico de Extremadura (ES); ITC - Instituto Tecnológico de Canarias (ES); NE- BIC, North East Business and Innovation Centre (UK); JIC - South Moravian Innovation Centre (CZ); TPH - Technologiepark Herzogenrath (DE).

Website

http://www.erasmus-entrepreneurs.eu

Palavras-chave

Erasmus, empreendedores, formação