Instituto Pedro Nunes
IPN     IPN Incubadora

ERMIS
Effective Reproducible Model of Innovation Systems

Desafio

Desenvolver um modelo de governação, eficaz e transferível, para os modelos de inovação locais, dedicado ao fomento da inovação no contexto das PMEs.

Solução

O projecto ERMIS permitiu identificar e trocar, entre parceiros, ferramentas de boas práticas e métodos transferíveis que permitem tornar eficazes os SIL (Sistemas de Inovação Locais). A título de exemplo, o modelo de intervenção do Instituto Pedro Nunes, baseado num relacionamento próximo entre a academia e a indústria e assente nos pilares de I&D aplicada, formação avançada e incubação de empresas, foi seleccionado pelo Parque Tecnológico de Sophia Antipolis como um modelo a adoptar.
Durante o projecto foi possível também desenhar, em conjunto, uma estrutura de governação e ferramentas metodológicas para gerir, de forma eficaz, os SIL, e maximizar o retorno do investimento público e privado permitindo, desta forma, fornecer um referencial de validação para as políticas locais, regionais e europeias em relação à governação territorial de inovação dedicado às PMEs.

Referência do projecto

0969R2/ERMIS

Financiamento

Interreg IVC
Interreg IVC

Duração

2010-2012

Consórcio

French Riviera Chamber of Commerce and Industry (FR); CASA - Sophia Antipolis Communauty Agglomeration (FR); Cesena Municipality (IT); CISE - Innovation and Economic Development Centre (IT); Eindhoven Municipality (NL); Penela Municipality (PT); IPN Incubadora (PT); Miskolc Municipality (HU); Miskolc Holding (HU); Adeuropa Fundation (ES); Region of North Aegean (EL); Copenhagen Regional Agency (DM); Municipality of Iasi (RO).

Website

http://www.ermisproject.eu

Palavras-chave

inovação, PMEs, boas práticas, regiões económicas, políticas de inovação locais