Instituto Pedro Nunes
IPN     IPN Incubadora

IPN/LED&MAT/2018/CON3

Referência

IPN/LED&MAT/2018/CON3

Unidade

Laboratório de Ensaios, Desgaste e Materiais

Área Científica

Ciências e Engenharia dos Materiais

Local de Realização

Coimbra

Apoio

Apoios

Orientador

Albano Carvalho

Instituição do orientador

Universidade de Coimbra

Categoria do orientador

Professor catedrático

Objectivos

Esta Bolsa insere-se num projecto cujo objetivo principal é a redução significativa do atrito em contatos mecânicos lubrificados através do efeito sinergético de revestimentos auto-lubrificantes adaptativos baseados em dicalcogenetos de metais de transição (TMD), depositados sobre superfícies texturadas. Do ponto de vista prático, pretende-se alcançar uma diminuição global do atrito em todos os regimes de lubrificação (seco, em camada limite e misto), mesmo eliminando os aditivos dos lubrificantes perniciosos para o meio ambiente. Para tal, associaram-se grupos de investigação experimental e teórico das Universidades de Coimbra e Minho, entre os líderes europeus na área da modificação de superfícies, com um instituto de interface com a Indústria (IPN), reconhecido internacionalmente na transferência de conhecimento, e uma empresa de grande penetração no mercado automóvel (Mahle), em particular em componentes para motores de combustão, no sentido de implementar uma ideia num produto final.
A investigação será suportada e complementada com estudos teóricos de modelização e simulação para otimizar a distribuição e dimensão dos detalhes topográficos e compreender a formação da camada TMD por auto-adaptação.

Tema do plano de trabalhos

Desenvolvimento e estudo de soluções de texturização e revestimentos auto-lubrificantes para contactos mecânicos energeticamente mais eficientes

Plano de trabalhos

O programa de trabalhos começará pela implementação industrial da deposição dos revestimentos à base de TMDs (WSC e MoSeC).
A texturização de superfícies será efetuada num processo a dois passos por eletroerosão (EDM), usando elétrodos previamente texturizados recorrendo a técnicas de laser ou micromaquinagem. Após testes tribológicos lubrificados, será estudada a formação das tribocamadas de TMD nas superfícies de contato, assim como a influência das condições de ensaio nos coeficientes de atrito e desgaste. Este estudo será replicado com as amostras texturizadas revestidas com TMD de modo a investigar o papel da topografia na lubrificação líquida / sólida. As actividades do plano de trabalhos compreendem a produção e caracterização das superfícies auto-lubrificantes na fase de desenvolvimento e transposição para os testes industriais.

Tipo de bolsa

BI - Bolsa de Investigação

Montante

745.00 €

Renovável

Sim

Método de pagamento

concurso.mensal

Duração

12 meses

Número de bolsas

1

Destinatários

Licenciados em engenharia de materiais, mecânica ou afins, preferencialmente com experiência laboratorial e conhecimentos na área de deposição de filmes finos (revestimentos), texturização de superfícies por EDM e com bons conhecimentos em técnicas de caracterização de materiais e superfícies.
Será dada especial relevância à experiência laboratorial na área temática do concurso.

Documentação a entregar

a) Cópia de documento de identificação válido (Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade ou Passaporte);
b) Curriculum Vitae do candidato;
c) Certificados de habilitações de todos os graus académicos obtidos, com média final e com as classificações em todas as disciplinas realizadas;

Data de anúncio

2018-11-28

Data de início para entrega de candidaturas

2018-12-13

Data limite para entrega de candidaturas

2018-12-27