Instituto Pedro Nunes
IPN     IPN Incubadora

IPN/LIS/2018/CON9

Referência

IPN/LIS/2018/CON9

Unidade

Laboratório de Informática e Sistemas

Área Científica

Engenharia Electrotécnica e Informática

Local de Realização

Instituto Pedro Nunes

Apoio

Apoios

Orientador

Paulo Rupino da Cunha

Instituição do orientador

Departamento de Engenharia Informática

Categoria do orientador

Professor associado com agregação

Objectivos

O projeto Hotelcracy Apps tem como objetivo criar um sistema Software-as-a-Service que permitirá a um hoteleiro selecionar um conjunto de soluções cloud best-of-breed de terceiros e integrá-las, de forma transparente, sob uma interface homogénea que uniformiza a experiência de utilização e abstrai da complexidade subjacente. As várias soluções a integrar serão escolhidas de um Marketplace, podendo ser trocadas individualmente sempre que as necessidades de negócio assim o ditem, garantindo-se a migração de toda a informação. Desta forma, consegue-se dar resposta à forte dinâmica que as TIC imprimem ao setor, que é documentada na candidatura, e que suscita enormes desafios aos hotéis independentes, que representam 67% da oferta na Europa e 30% nos Estados Unidos.
Atuando como um broker entre soluções para a área hoteleira e seus utilizadores, e não como mais um fornecedor de uma aplicação para este mercado, o sistema proposto ficará reforçada sempre que novas aplicações para alojamento e viagens surjam ou evoluam.
Na verdade, o sistema preconizado também se aplica a outras áreas de negócio, igualmente dinâmicas. Por esta razão, preconiza-se a conceção de uma solução arquitetural genérica, aberta, que depois será configurada para o mercado vertical em causa nesta candidatura - o hoteleiro. Futuramente, poderá proceder-se ao desenvolvimento de "drivers" e parametrizações para operacionalizar o sistema em novos setores, integrando um leque de soluções cloud para outros fins.

Tema do plano de trabalhos

Estudo e desenvolvimento de uma plataforma de gestão de aplicações para o setor do alojamento

Plano de trabalhos

O bolseiro irá desempenhar tarefas transversais a todas as etapas do processo de desenvolvimento de software: análise e especificação tecnológica, criação de protótipos, avaliação em contexto laboratorial. O projecto será composto pelas seguintes fases de desenvolvimento:


T1- Desenvolvimento de protótipo - esta tarefa consiste no desenvolvimento de componentes da arquitetura com objetivo de criar um protótipo laboratorial.
T2- Testes - esta tarefa consiste na verificação e validação do protótipo em ambiente laboratorial.

Tipo de bolsa

BI - Bolsa de Investigação

Montante

980.00 €

Renovável

Sim

Método de pagamento

concurso.mensal

Duração

6 meses

Número de bolsas

1

Destinatários

Mestre em Engenharia Informática

Documentação a entregar

a) Cópia de documento de identificação válido (Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade ou Passaporte);
b) Curriculum Vitae do candidato;
c) Certificados de habilitações de todos os graus académicos obtidos, com média final e com as classificações em todas as disciplinas realizadas;

Data de anúncio

2018-06-25

Data de início para entrega de candidaturas

2018-07-07

Data limite para entrega de candidaturas

2018-07-20